Ciclofaixa Bussocaba - Prefeitura de Osasco

       Osasco possuí apenas três eixos ciclo-viários: Um na Visconde de Nova Granada, um na Avenida Presidente João Goulart e outro em construção no bairro Rochdale, que terá por finalidade conectar todos os parques ecológicos da Zona Norte da cidade. Todavia, muitos ciclistas utilizam a bicicleta como meio de transporte e não apenas como instrumento de lazer, fato esse se comprova com a lotação do bicicletário da Estação Osasco (Linhas 8 e 9 da CPTM) em dias de semana e dos Shoppings locais com tais instrumentos. O Shopping União de Osasco, por exemplo, devido ao alto índice de ciclistas que frequentam o local, disponibiliza um ticket para organizar e tornar o estacionamento das bikes seguro.

Pela falta de estrutura no decorrer da cidade muitos ciclistas variam entre utilizar as ruas e avenidas ou as calçadas. Todavia, devido a falta de espaço e em especial a precariedade dos eixos para pedestres a maioria dos usuários do meio de transporte alternativo optam por utilizar o leito carroçável devido a qualidade do asfalto ser superior à qualidade das calçadas. Esse fato por vezes gera acidentes e impaciência por parte dos motoristas. Mas afinal, quem está certo? O ciclista que utiliza a rua na falta de uma ciclovia ou o usuário de automóvel impaciente?

O Código de trânsito estabelece que a preferência nas faixas de rolamento é sempre do ciclista, em seu artigo 58 (clique para saber mais)

"Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores."

Esse trecho da constituição federal responde a polêmica pergunta. Muitos motoristas creem que a preferência nas ruas é do carro, mas estão equivocados. Meios de transporte mais "frágeis" como bicicletas, patinetes e até mesmo o pedestre, quando não há o equipamento correto para circulação, tem o direito de andar na pista de veículos e ainda por cima possuí prioridade sobre os carros. A calçada é espaço exclusivo dos pedestres.

Enquanto o poder público não criar mecanismos para que ciclistas parem de correr riscos andando lado a lado com os veículos será necessária paciência, cidadania e compreensão por parte dos motoristas, caso contrário, podem estar cometendo uma infração na legislação nacional.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Segurança

Saúde