Rochdale é um dos primeiros bairros planejados localizado na Zona Norte de Osasco, projetado para ser uma "cidade-cooperativa", abrigou diversos operários de diversos locais do Brasil quando a cidade passava pelo seu "boom" industrial. Antigamente era ligado diretamente à região central osasquense por uma ponte sob o Rio Tietê, que foi demolida alguns anos mas já há projetos para a sua reconstrução.

       Após a retificação do Rio Tietê em seu perímetro e diversas ocupações as margens do antigo percurso do eixo fluvial, o local começou a passar por constantes alagamentos sempre que havia chuva, sendo alvo de polêmicas praticamente todos os meses nos principais Jornais de São Paulo. Todavia, após algumas obras durante as gestões Emídio de Souza (PT), Jroge Lapas (PDT) e o prosseguimento da reurbanização do braço morto durante a gestão Rogério Lins (POEDE), a situação do bairro melhorou mesmo ainda havendo diversos déficits.

       O Rochdale conta com duas escolas municipais de Ensino Fundamental (Luiz Bortolosso e Professora Terezinha Martins Pereira), o Colégio Ribeiro de Freitas e a Escola Estadual Julia Lopes de Almeida, além de diversas creches particulares de menor porte espalhada por sua área. Além dos equipamentos educacionais, há ainda o Parque Ecológico Nelson Vilhas Dias, que conta com uma biblioteca ao ar livre disponibilizada pela Prefeitura de Osasco.


       Há duas grandes Avenidas que cruzam o bairro de norte a sul e de leste a oeste: A Avenida Cruzeiro do Sul e a Avenida Brasil. Nos locais é possível encontrar Agências bancárias, restaurantes, sorveterias, lojas de roupas, Clínicas particulares e diversos serviços sem a necessidade de deslocamento até áreas mais centrais de Osasco, um benefício em comum com muitos lugares da Zona Norte da cidade.

       Clube dos Sargentos e Subtenentes, e Clube dos Metalúrgicos são duas curiosidades a parte no local. Clubes com piscinas abertas e aquecidas, lanchonetes, quadras poliesportivas e diversos outros atrativos localizam-se na Avenida Brasil próximo a divisa com a Vila Ayrosa. São espaços abertos para sociedade onde qualquer habitante pode se filiar ou frequentar determinadas festas, que já trouxeram diversas atrações artísticas para realização de eventos. Além disso, o Castelo Show é uma grande casa de shows localizada entre as Ruas Sergipe e Pernambuco que já trouxe artistas como Maiara e Maraisa para agitar a noite no bairro. 
       
       Apesar de todos os problemas socais que ocorrem no extremo norte do bairro e as margens do Braço Morto na divisa com o Aliança, o Rochdale mostra-se a cada dia um lugar interessante para viver, contando com um fácil acesso para a região central de Osasco, Alphaville e Marginais, o bairro tem atraído novos moradores de diversos locais da região, inclusive de São Paulo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Segurança

Saúde