![]() |
Fonte da Imagem aqui |
Os parquimetros são equipamentos de cobrança por permanência dos veículos em algumas vagas de vias principais ou locais de interesse público como Mercados Municipais, grandes centros de compras e imediações de equipamentos educacionais. No caso de Osasco, o pagamento é feito por meio de moedas ou pelo aplicativo da Zona Azul em Android e IOS.
Muitos munícipes sentem-se incomodados com a cobrança por espaço nas vagas públicas, porém, comerciantes e prestadores de serviços locais veem a ferramenta de outra forma: como essencial. Não só os comerciantes, mas do ponto de vista urbano, o parquimetro pode trazer diversos benefícios nunca pensados por pessoas não estudiosas da área acadêmica.
Por dia circulam cerca de 350 mil pessoas por dia só no calçadão de Osasco, segundo o Jornal Folha de São Paulo, ou seja, seria uma constante batalha por vagas de veículos em toda a região central se esse acesso não fosse limitado, tendo em vista que muitos shoppings e estacionamentos locais ficam saturados com o grande movimento. Esse tipo de medida incentiva não só a rotatividade de pessoas, mas também o uso do transporte público e a não utilização do transporte individual, auxiliando no combate ao trânsito e a emissão de gases poluidores da atmosfera.
O serviço deve ser melhorado com a instalação de mais terminais de pagamento nas regiões cobertas para que não haja confusão e o não pagamento pela falta de informação, além de ampliar investimentos em redes de transporte público para que dessa forma a população possa deixar o carro na garagem e ir às compras exclusivamente com meios de locomoção coletivos e sustentáveis.
Postar um comentário