Google Street View

O bairro Três Montanhas é localizado no extremo norte de Osasco próximo a uma área de preservação ambiental na beira do pico do Jaraguá, bairro conhecido como Santa Fé. Desde sua formação, o local conta com grandes residências unifamiliares em terrenos grandes, com piscinas e uma característica semelhante à chácaras no interior paulista.

O local conta com um Parque Municipal denominado Glauco Villas Boas e já foi residência do escritor que da nome ao espaço público. Além disso, há o Camping Maeda e um clube de campo da União Cultural XV de Novembro, considerado o melhor clube de campo da Região Metropolitana de São Paulo.

Nos últimos anos, a comunidade que dá continuidade ao "Açucará" chegou nos limites do Três Montanhas e trouxe um risco imenso a quem reside dentro da favela. A região tem topografia sinuosa e impede a construção de casas regularizadas, tornando o local propício a deslizamentos e outras tragédias já conhecidas em regiões ingrimes. A comunidade está crescendo em um ritmo exponencial desde as últimas gestões, que não fizeram nenhuma política pública para combater essa expansão.

O bairro está com diversas chácaras a venda e casas desocupadas devido a aproximação desses problemas sociais, porém, o valor imobiliário do local sofreu uma queda devido a especulações sobre a pobreza extrema do local, que fez com que a qualidade de vida decaísse de forma nunca vista em algum bairro de Osasco.

Sem políticas públicas a solução dessa irregularidade pode estar longe de acontecer e o Três Montanhas, conhecido por ser um bairro pacato e tranquilo pode se tornar o pior problema social de Osasco.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem