Imagem de Portal Região Oeste

A Favela 13 existe há pouco mais de 50 anos na região do bairro Santo Antônio, na Zona Sul de Osasco. Todavia, nos últimos anos, o crescimento exponencial da população dessa comunidade assustou os moradores de residências e condomínios da região. A expansão da Favela até a Avenida Flora criou uma nova comunidade: a Favela 14.

Conhecida por altos índices de criminalidade, a comunidade possuí desde casas de alvenaria até residências precárias beirando o córrego João Alves, que começa a aparecer na Avenida Visconde de Nova Granada. Com uma breve pesquisa, percebe-se "lotes"comercializados e residências alugadas no perímetro da comunidade. Moradores dos residenciais afirmam que os "pancadões" na região tiveram um aumento exponencial desde a expansão.

Na gestão Emídio criou-se um programa de urbanização que previa, na época, a construção de pelo menos 80 moradias, número que atualmente estaria longe de suprir a demanda do local. O eixo da "13" faz parte do projeto inicial da Avenida Visconde de Nova Granada, que deveria prosseguir até a Rodovia Raposo Tavares.

Os habitantes dessa área subnormal tem uma expectativa de vida que beira o caos, muitas vezes em contato direto com esgoto e diversas outras situações insalubres, a proliferação de doenças acaba tornando-se mais fácil e mais nociva, levando em conta que o local não conta com serviços básicos como água encanada e saneamento.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem