Centro de vivência | Google Street View

O centro de vivência do bairro Vila Yolanda é um complexo de lazer localizado entre a Avenida Sport Club Corinthians Paulista e a Rua Lolanda Tredezini Mossi, em um terreno anexado ao Estádio do bairro, utilizado como Centro de Treinamento do Grêmio Osasco Audax. O local contava com duas piscinas, quadras, banheiros, pista de caminhada e um playground infantil. Todavia, após alguns anos, com o abandono da gestão municipal, o local deixou de ser utilizado pela população local e virou um ponto de usuários e venda de drogas.

Nas últimas gestões o espaço foi fragmentado, e parte dele tornou-se o COI (centro de operações integradas) e o restante o Centro de Zoonoses, transferido para o Vila Yolanda após sua antiga unidade virar um Hospital Veterinário Público. Parte do terreno ainda seria destinada ao lazer, mas a falta de manutenção nas quadras e no playground fez com que seu destino fosse outro.

"Moro aqui desde menina e sempre vinha brincar com os meus irmãos. Era super divertido. Um tempo depois as quadras foram ficando com as grades enferrujadas, o mato ficou alto e o playground quebrado. Ninguém veio arrumar", afirma Celma Almeida, moradora do bairro há 40 anos.

As piscinas ficaram com água parada e suja por muito tempo, até que na gestão Jorge Lapas (PDT) a água foi retirada. Na época, houve a promessa de revitalização do espaço, colocando na população local esperança, porém, até hoje nada foi feito e o Centro de Vivências vem sido comprimido cada vez mais. O Vila Yolanda sente a falta desse equipamento e a Prefeitura, por sua vez, quase não lembra de sua existência.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem