Rochdale urbanização

Rochdale é um bairro localizado na Zona Norte de Osasco que possuí aproximadamente 30 mil habitantes. Na gestão de Jorge Lapas (PDT), o local começou a passar por obras de reurbanização, com verba garantida pelo PAC2, do Governo Federal, onde foram investidos pelo menos R$115.013.422,23. A obra consiste no desassoreamento, alargamento e revitalização de toda a margem do Braço morto do Rio Tietê, antigo percurso do mesmo rio canalizado, que causa pelo menos 90% do problema de alagamento do Rochdale, números esses que serão reduzidos após as obras.

O bairro é planejado e nasceu a partir do sonho de ser a primeira cooperativa de trabalhadores do Brasil, baseado na cidade de Rochdale, na Inglaterra. Com o passar dos anos, as margens do Braço Morto, que não foram urbanizadas, foram ocupadas irregularmente, o que acabou agravando o problema dos alagamentos locais que evidenciam a região no país inteiro em dias de fortes chuvas.

O projeto prevê a abertura de duas novas avenidas, totalizando 2,5 km de novas vias ligando o Rochdale ao Parque Mazzei e Industrial Anhanguera e Bonança. Também está garantida a implantação de um parque linear com áreas de lazer, quadras poliesportivas, playgrounds e um centro comunitário.
 
Nas obras de urbanização do Rochdale também estão incluídas a entrega de apartamentos para 1500 famílias cadastradas em um amplo programa de habitação. As primeiras famílias já pegaram as chaves dos novos 200 apartamentos do Conjunto Flor de Lis, no Jardim Belmonte, em março deste ano, que também recebeu outras 100 famílias que viviam em área de risco no Jardim Santa Rita.

Além de todas essas ações, o atual Prefeito Rogério Lins garantiu que em breve iniciará a construção de uma Terceira ponte sobre o Rio Tietê que irá integrar totalmente o Centro de Osasco ao Rochdale. Ponte essa que existiu por muitos anos da retificação do rio. Após essa obra do Governo Estadual, o local sofreu com a segregação causada pelo desenvolvimento.
Postagem Anterior Próxima Postagem