Jaguaribe

A ocupação da região teve início com o sonho de um médico cearense, Dr. Domingos José Nogueira Jaguaribe, em formar um bosque. 

Ele já havia tentado esse feito em outras cidades sem conseguir resultado satisfatório. 

Adquiriu terras onde hoje está o bairro do Jaguaribe e mandou trazer do exterior mudas de eucaliptos, pinheiros e outras plantas para formar a região compreendida entre a Estrada Bussocaba, atual Av. Padre Vicente Mellilo, e o Córrego Aguadinha, hoje chamado de João Alves, da divisa com as terras do Coronel Delfino Cerqueira ao norte, atual Vila Yolanda, às terras de Júlio Sindona, ao sul, hoje Novo Osasco. 

Com o crescimento da cidade a conservação dessas terras tornou-se difícil, segundo seus herdeiros, e cerca de 4.500 pés de limões foram destruídos. 

Nessas terras havia construção de casas de funcionários, armazéns de estocagem, capela e até escola, que também foram destruídas por depredadores. 

Por este motivo, grande parte dessas terras foi loteada surgindo a Vila Jaguaribe. 

Uma parte da extensa área foi batizada de Bosque Laura e a outra de Bosque Flora, nome das duas filhas do médico, bosques que ficaram famosos na Europa, e eram freqüentados por personalidades literárias como o historiador Capistrano de Abreu que era grande amigo de Domingos Jaguaribe 

A escritura data de 28 de maio de 1919. 

Com a perda da esposa, esse proprietário retirou-se para outra cidade, e doou as terras para seus descendentes. 

Uma de suas herdeiras, a filha Flora Jaguaribe, era casada com Carlos Ekman, um arquiteto sueco de renome, que deixou importantes obras espalhadas pelo Estado de São Paulo. 

A mais famosa delas é o prédio que abrigou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na Rua Maranhão, em São Paulo. 

Em Osasco, Ekman construiu uma residência moderna para passar os finais de semana com a esposa e os filhos, na Estrada de Bussocaba, próxima à antiga sede do Bosque Jaguaribe, atualmente conhecida como chácara Flora, de propriedade do Bradesco. 

Fonte: Hagop Garagem

Postagem Anterior Próxima Postagem