Up Altino



Este bairro originou-se de uma antigo sítio denominado sítio Rio Pequeno, pertencente a Ana Toledo de Oliveira 

Com a expansão industrial, a Cerâmica Hervy, antiga Cerâmica Industrial de Osasco, em 1915, resolveu comprar terras que estavam localizadas no quilômetro catorze da Sorocabana para ali erguer casas para seus funcionários. 

Isto ocorreu devido ao grande afluxo de trabalhadores e o conseqüente aumento da demanda de moradias, dando origem a um novo núcleo de povoamento que mais tarde viria a transformar-se no bairro de Presidente Altino. 

No bairro em que se localiza a Cia Cerâmica os mais importantes fatos se fazem presentes: em meados do século, já existia a olaria São João, posteriormente Rovai. Lenzi e Pierini, a igreja do Bonfim, construída a partir de 1909, o Cartório (instalado em 1919), agência de Correios, delegacia, e serviço de balsa. 

O sítio Rio Pequeno, pertencente a Ana Toledo de Oliveira é adquirido pela Cia. Cerâmica e loteado a imigrantes de origem européia. Sendo mais conhecido como um bairro Armênio. 

Próximo ao loteamento chega a "Salamaria Continental" ou frigorífico Continental Products Company, que era um ramo de atividade industrial novo no Brasil, sendo esta fabrica a segunda do genero no Brasil. Em frente a construção é inaugurada em 1919 a Estação Ferroviaria de Presidente Altino. 

Com a demolição dos prédios pertencentes a Cia Cerâmica, as ruas André Rovai e Erasmo Braga são unidas, facilitando o trafego e a união dos bairros. 

Esse local possuía características diferenciadas das regiões do inicio do vilarejo, pois os imigrantes que se fixaram aí em sua grande maioria não pertenciam à nacionalidade italiana como os primeiros, mas eram russos, espanhóis, portugueses e armênios, sendo estes últimos os que mais marcaram a historia do bairro ficando conhecido como bairro dos Armênios. 

O quilometro catorze da ferrovia Sorocabana, era uma grande várzea constantemente alagada pelas águas do Rio Tietê. Para o loteamento deste sitio o novo proprietario das terras resolveu fazer a retificação do terreno acabando com os pontos de alagamento que viravam verdadeiras lagoas. Após a retificação foram abertas ruas e projetados os loteamentos - Podemos dizer que Presidente Altino é um bairro plano com ruas e calçadas largas pois é o unico bairro que foi planejado desde o inicio de seu loteamento. 

Nesse bairro também surgiu o primeiro clube social de Osasco o Clube Atlético de Osasco que foi fundado em 1914. 

A praça mais antiga do bairro é a Praça Laurindo de Camargo, formada no começo da Rua Erasmo Braga, seguindo pela divisa da linha férrea até o leito do Córrego Bussocaba. 

Do outro lado do córrego era a Praça Paul Heymann, hoje Praça Cícero Romão Batista. 

Foi o bairro mais utilizado pelos primeiros Prefeitos de Osasco para afirmar a soberania municipal, através da mudança do nome das ruas, uma vez que já era um núcleo consolidado e o segundo mais populoso na época da emancipação do município. 

Na antiga Rua dos Armazéns situavam-se os armazéns de café, beirando a ferrovia. Hoje esta rua tem o nome de Abílio Mendes. 

O senhor Walter Negrelli era o engenheiro responsável pela SOMA – Companhia Sorocabana de Material Ferroviário e solicitou ao líder nordestino da União de Presidente Altino que incentivasse seus conterrâneos a se dirigirem a Osasco, pois havia necessidade de mão de obra e a Soma lhes daria emprego. 

Segundo relato de moradores mais antigos, os primeiros cortiços em Osasco nasceram em Presidente Altino, que possuía terrenos grandes e cujos proprietários, os armênios, previram uma nova forma de obtenção de renda, através da organização de precárias moradias nos fundos das residências. 

A Praça Roberto Mange, em Presidente Altino, é um bom exemplo da praça que nasceu através de um alargamento de rua. Ela fica na Rua Ari Barroso com Ettore Bíscuola, ao lado da EMEI de Presidente Altino. 

Na rua em frente a praça, está o SENAI e mais adiante, está o Hospital Regional. 

Devido aos seus pontos de referência, é quase impossível ser uma praça desconhecida da maioria dos osasqueses. 

Fonte: Hagop Garagem.
Postagem Anterior Próxima Postagem