Osasco

O índice Gini é o indicador oficial que mede a concentração de renda em todo o Brasil. Ele é medido em uma escala de 0 a 1, sendo que quanto mais perto de 0, menos desigual a cidade é, quanto mais perto de 1, mais concentração de dinheiro nas mãos de poucas pessoas a cidade possuí. Desde os anos 1990, esse indicador caiu drasticamente em todo o país, indicando a melhora nos índices de pobreza em todo o país.

O gini de Barueri segundo a última medição em 2010 foi 0,61 e o de Osasco no mesmo período foi 0,53. Em comparação com o ano 2000, Barueri teve um bom desempenho no combate à desigualdade, mas ainda assim encontra-se com concentração de renda maior do que em 1991. A situação de Osasco é diferente e mais complicada. O gini da cidade desde 1991 deu um salto de 0,46 para os números atuais. 

Osasco

O crescimento desses números em Osasco pode ser explicado pelo fato da cidade ter sido, nos últimos anos, destaque no lançamento de empreendimentos residenciais, sendo grande parte deles empreendimentos de alto padrão. Em paralelo, a cidade tem muitos problemas com favelização. Desde 2000, por exemplo, a ocupação no extremo norte da cidade conhecida como "morro do socó", cresceu absurdamente, ao nível de beirar o Pico do Jaraguá, no bairro Santa Fé e o bairro Três Montanhas, conhecido por ter diversas chácaras e um Parque de certa forma bucólico.

Barueri é destaque na região por ter em suas dependências o bairro de alto padrão com os condomínios do Alphaville em paralelo à bairros com um índice de pobreza relativamente altos, assim como índices de criminalidade. Jardim Belval, Parque Imperial e Jardim Mutinga são exemplos de locais favelizados com poucos investimentos da Prefeitura. O gini da cidade decaiu conforme investimentos municipais saíram dos limites de Alphaville.

O Gini das outras cidades da Região não passa de 0,48, sendo o mais alto pertencente a Jandira e o mais baixo o de Itapevi, com 0,45. Santana de Parnaíba também se destaca positivamente sendo a cidade que obteve a maior queda em desigualdade dentre todas as cidades da microrregião de Osasco.




Postagem Anterior Próxima Postagem