Estação Osasco
Estação Osasco

Com pelo menos 696 382 Habitantes (IBGE 2016), Osasco é a maior cidade da Região Metropolitana Oeste da grande São Paulo, sendo a sétima mais populosa de todo o Estado. Com passado industrial, ficou conhecida por "Cidade Trabalho" por ter sediado em seu passado grandes empresas como Cobrasma, Cimaf, Osram, Eternit e ABB. A população da cidade cresceu em ritmo exponencial desde os anos 2000, mas a oferta de empregos, proporcionalmente, sofreu uma queda desde os anos 1990.

Segundo a pesquisa Origem Destino, realizada em 2017, Osasco é a cidade com o maior número de pessoas na Zona Oeste que fazem o deslocamento pendular (Se locomover para trabalhar ou estudar) até a Capital Paulista e Alphaville, bairro empresarial da mesma região. Recentemente a cidade recebeu grandes empresas como Ifood, Mercado Livre, Dafiti e WeWork, além de um tremendo "Boom" no lançamento de edifícios empresariais como o The Cittyplex, Empresarial Jardins do Brasil, Osasco Offices, InOffices e o complexo empresarial do Ibis Hotel. Todavia, esses novos empreendimentos estão longe de suprir os anseios da população por emprego dentro da cidade, boa parte sai para trabalhar.

Vila Campesina
Vila Campesina

"O município tem ofertas imobiliárias atrativas, com IPTU mais baixo, infraestrutura e qualidade de vida. Além disso, o motorista não paga pedágio", diz Luiz Vicente, engenheiro e especialista em Trânsito e Tráfego da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas sobre os dados da pesquisa. Ultimamente Osasco tem sofrido uma enorme alta no mercado imobiliário, trazendo moradores da Capital Paulista que estavam em busca de imóveis mais baratos com melhores características, além de serem relativamente perto de seus postos de emprego na cidade vizinha.

Sem dúvidas a localização de Osasco é uma das mais atrativas do Estado. A cidade já foi chamada de "melhor esquina de São Paulo" pelo ex governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas se a gestão pública continuar negligenciando seu potencial econômico com impostos mais altos do que o comum, sem sombra de dúvidas, o município irá passar por um processo de "dormitóriezação" sendo apenas um grande gerador de domicílios e serviços.

A maior prova do potencial de Osasco é o fato de que em menos de um ano, a cidade já atraiu três gigantes do E-commerce com a redução dos impostos sobre o setor. Com a redução pontual da arrecadação de alguns setores no âmbito econômico, sem dúvidas, o município terá total potencial para ser o maior gerador de empregos da região, sobretudo para a sua própria população. 


Postagem Anterior Próxima Postagem