Jardim Bonança.
 Localizado no extremo norte de Osasco, próximo ao Pico do Jaraguá, o Bonança é um bairro que formou-se ao redor do aterro sanitário da cidade por meio de ocupações irregulares em um grande terreno particular em área de preservação ambiental. Formado desde a gestão Rossi, o local tem um quadro critico quando o assunto é qualidade de vida.

Na gestão Emídio de Souza (PT) o bairro passou por algumas transformações com a criação dos conjuntos habitacionais nomeados de Portal D'Oeste projetados pelos arquitetos Luciene Quel e Hector Ernesto Vigliecca Gani. O conjunto chegou a concorrer a um prêmio mundial de arquitetura, mas infelizmente o projeto não foi concluído totalmente, fazendo com que suas áreas ao redor permanecessem precárias e sem a mínima infraestrutura além de uma Escola Municipal e da Casa de Cultura construída pela gestão Emídio.
Apartamentos populares Portal D'Oeste

Além das estruturas básicas, o bairro conta com um Parque Municipal que viria a ser o espaço de lazer com maior extensão territorial. Até então era uma das poucas áreas preservadas ambientalmente do bairro, mas boa parte dele também foi invadida por pessoas que fazem parte do movimento sem teto.

Apesar das estruturas construídas, o local ainda conta com uma precariedade nunca vista em outros bairros de Osasco, nem mesmo nas favelas mais problemáticas da cidade. Seu terreno acidentado contribui com deslizamentos causados pelas grandes chuvas fazendo com que o local conhecido como Morro do Socó, figure como uma das piores áreas de risco da cidade.
Bonança


Os indicadores sociais do bairro são preocupantes. O acesso a saúde pública pela população é quase inexistente, sendo que a Unidade de Saúde mais próxima fica no bairro Parque Imperial, em Barueri. Os indicadores educacionais são ainda piores, sendo que a Escola Estadual mais próxima fica no bairro vizinho Baronesa. Com cerca de 14 mil habitantes a população do bairro só cresce com constantes invasões não controladas pela Prefeitura Municipal de Osasco.

A situação do local é crítica e precisa-se tomar alguma providência para melhorar os índices sociais do local. Pouco conhecido o bairro quase nunca é mencionado nas promessas eleitorais, porém, é conhecido por ser um grande curral eleitoral de alguns vereadores eleitos na Câmara Municipal. O Bonança precisa tornar-se uma pauta em paralelo a pauta das invasões da cidade, caso contrário o Bonança entrará em um colapso ainda maior.
Postagem Anterior Próxima Postagem