Avenida dos Autonomistas, @airpics_ (instagram)
Desde 2015, quando houve uma chacina em Barueri e Osasco no bairro Munhoz Jr, a cidade tem se destacado negativamente na imprensa devido ao excessivo aumento na criminalidade em uma região que era considerada uma das mais seguras da Grande São Paulo. Em uma região totalmente integrada, será que o problema da criminalidade local vem só de Osasco?

Conversamos com uma funcionária da Polícia Civil de Osasco que preferiu não se identificar por uma questão de segurança que afirmou que a ideia de que a criminalidade de Osasco vem apenas de Osasco é uma "doce ilusão", os criminosos em grande parte vem de fora cometer delitos dentro do Portal de entrada de Região Oeste.


Bela Vista - Foto autoral
Segundo a policial, meliantes detidos praticando assaltos em bairros como o Bela Vista, Vila Yara ,Vila Osasco, Adalgisa, Jardim das Flores e
 o Centro são majoritariamente oriundos das cidades vizinhas. Os principais locais de onde vem os criminosos são os bairros Jaguaré e Rio Pequeno na Capital Paulista e as cidades de Jandira e Itapevi. Os únicos bairros onde a parte majoritária dos meliantes detidos de fato são de Osasco é o Jardim Conceição, Veloso  e Conjunto dos Metalúrgicos.

Com isso chegamos à conclusão que o combate à criminalidade não deve partir apenas da cidade de Osasco, mas também das cidades vizinhas. A instalação de câmeras nos limites da cidade tem sido um grande agente solucionador dos roubos de veículos, esses que tem sido recuperados com muito mais facilidade pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal. Uma ação conjunta entre todas as cidades da região Oeste (incluindo a capital) para combater a criminalidade geral da área seria muito mas eficaz do que ações isoladas protagonizadas por uma única prefeitura municipal.
Postagem Anterior Próxima Postagem