Osasco é uma cidade da Região Metropolitana de São Paulo (Grande São Paulo) que conta com com uma característica atípica em cidades com mais de 500 mil habitantes, principalmente em cidades com pouca extensão territorial: Não há bairros totalmente dormitórios. Independente da região da cidade, cada bairro ou proximidade terá pelo menos um eixo com serviços, bancos, comércios e até mesmo equipamentos públicos de saúde e educação.

A maioria das cidades com pouca extensão territorial costumam concentrar todos os seus serviços e comércios em um local específico denominado como o centro da cidade, e apesar de Osasco ter um único "centro" de comércios reconhecido nacionalmente, cada bairro em toda a sua extensão possuí um "mini centro", fazendo muitas vezes com que seus moradores não precisem se deslocar até determinados pontos da cidade, há não ser que seja por opção e preferência, claro.

O Helena Maria possuí a região da capelinha, o Veloso possuí o eixo da Avenida Benedito Alves Turíbio, o Santo Antônio possuí a região da Avenida João de Andrade, o Rochdale possuí o eixo da Avenida Cruzeiro do Sul e o Bela Vista compartilha a C.Costa com o Cipava e possuí a Avenida Santo Antônio como principal eixo. Esses exemplos citados estão longe de representarem a gama de opções que os moradores da cidade possuem. De norte a sul a cidade se destaca comercialmente e seus moradores tem a comodidade de terem serviços na porta de casa. 

Ao contrário de muitas regiões da Capital Paulista ou até mesmo da região metropolitana, Osasco investe a cada dia na descentralização do comércio para os bairros periféricos, o que faz com que a qualidade de vida nas periferias aumente e com que o determinados serviços consigam chegar a quem realmente precisa. Se essa tendencia continuar, a cidade seguirá como um bom exemplo desse êxito atípico nas grandes cidades.
Postagem Anterior Próxima Postagem