O bairro já foi muito conhecido na cidade, pois nele era instalada a grande transportadora Transdroga, que fez com que suas ruas sempre ficassem cheias de caminhões e funcionários da empresa, além do centro de vivência, que continha quadras poliesportivas e duas piscinas públicas. Todavia, o progresso chegou aos bairros da região centro-sul de Osasco e a Vila Yolanda ficou esquecida. É como se o córrego João Alves fosse uma cortina que impedisse o bairro de progredir. Agora, com o trecho da Visconde concluído, o bairro recebeu imediatamente a construção de um Hipermercado Rossi, entre a Rua Justino Alves Batista e a Nova Granada, o que pode significar um start para o desenvolvimento do local.

A UNIESP foi outra empresa que decidiu investir na Vila Yolanda. A nova Faculdade de Osasco localiza-se entre a Rua São Bento e a Avenida Visconde de Nova Granada. A instituição já iniciou as aulas e muitos de seus alunos já estão estagiando em diversos locais, como na Prefeitura de Osasco, boa parte estudantes residem nos arredores da Universidade.
Até agora, o bairro conta somente com três empreendimentos residenciais significativos, porém, todos foram sucesso de vendas e surpreenderam as construtoras da região. O Vitta Clube de Viver é o que mais chama atenção. A sua construção foi embargada diversas vezes por ordem da polícia civil, mas assim que as obras foram concluídas, as três grandes torres (com apartamentos voltados para a classe média) foram rapidamente ocupadas.
Sucessos como o Vitta Clube de Viver e o residencial Repletto (que teve 70% das suas unidades vendidas no lançamento) têm entusiasmado grandes investidores que procuram bairros em processo de valorização. Casas antigas e menores estão dando lugar à casas geminadas construídas por investidores que buscam lucro. Grandes quarteirões deram lugar à empreendimentos residenciais, e algumas casas já começam a moldar o que pode se tornar um bom centro comercial para a região centro-sul da cidade. Daqui alguns anos, o Vila Yolanda pode ser um bairro muito procurado por quem deseja morar em Osasco, basta a Prefeitura investir cada vez mais em infraestrutura e mobilidade urbana.