Osasco possuía em 2016 cerca de 444.673 eleitores. Segundo dados do TSE (clique aqui) cerca de 64% dos eleitores não escolheram candidatos à vereador ou candidatos à Prefeito durante o primeiro turno da corrida eleitoral. Foram 30.713 votos brancos, 135.771 votos nulos e ao menos 121.410 abstenções, ou seja, pessoas que não foram votar. Esses dados são preocupantes tendo em vista que os políticos que ocupam o cargo no legislativo, por exemplo, possuem o dever de fiscalizar o trabalho do executivo Municipal e criar leis que regem a cidade.

A Câmara de Osasco, segundo reportagem divulgada pelo g1.com é considerado o mecanismo público do gênero mais caro da região e a população osasquense tem criticado ferrenhamente em suas redes sociais as ações e projetos de lei que os vereadores eleitos colocaram em pauta durante seus mandatos. Muitos eleitores creem que se mais da metade da população anular seu voto, as eleições serão canceladas. Todavia, não funciona dessa forma. Vamos imaginar que toda a população de um país votou branco ou nulo, o eleitor naturalmente pensa: "Então a eleição teria que ser anulada". Porém, basta uma pessoa votar em um candidato, que ela será 100% dos votos válidos. Ou seja, uma pessoa seria capaz de eleger um candidato com 100% dos votos válidos. De todos os 444.673 eleitores, apenas 278.189 escolheram candidatos em Osasco no ano de 2016.

Os cidadãos de Osasco precisam começar a ser ativos politicamente, caso contrário a cidade continuará seguindo o rumo que políticos eleitos por meio de compra de votos ou criação de currais eleitorais - em igrejas e favelas, por exemplo - continuem definindo qual é o futuro do município. Quem anula o voto abdica de seu direito democrático e perde a razão em se opor ao governo vigente. 

Pensando nessa situação, o Grupo Osascomídia criou um portal onde o eleitor pode pesquisar seu candidato à vereador por meio de demandas, temas prioritários de gestão e diversos outros filtros. Além disso, há todas as informações também dos candidatos à Prefeitura. Para acessar o portal e escolher o seu candidato basta CLICAR AQUI.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Segurança

Saúde