Osasco possui 696 382 habitantes, segundo o senso do IBGE de 2016. Esse número com certeza vem aumentando devido ao crescente lançamento de conjuntos residenciais, em especial nos bairros mais periféricos, como Padroeira e Jardim Conceição, e isso pode ser um sinal de que em poucos anos a qualidade de vida do osasquense pode piorar, tanto nos dados do IDH, quanto na prática do dia a dia da população.
A gentrificação também é muito perceptível no eixo centro-sul da cidade, boa parte da população está se dando conta de que diversas casas de médio/baixo padrão estão dando lugar à Condomínios verticais de alto padrão. Esse acontecimento torna o comércio local, impostos e estilo de vida em geral de determinado bairro mais caro, fazendo com que famílias de renda mais baixa migrem para as periferias da cidade, inflando-as cada vez mais e fazendo com que essas pessoas percam a devida qualidade de vida e acessibilidade à serviços públicos.

O índice de desenvolvimento humano na cidade é 0,776 (considerado alto e um pouco acima da média do país, que é 0,754). Quando comparada com as cidades vizinhas Carapicuíba, Jandira e Itapevi, o índice não é ruim, mas se olharmos para a vizinha Barueri ( IDH: 0,786 - com pouco mais de 240 000 habitantes), vemos que Osasco está ficando para trás, o que é preocupante, pois temos a maior arrecadação da região, sendo a segunda maior do Estado (IBGE).
